Renata Helena Arnandes, Instituto de Zootecnia da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Melhorar a genética e manter o alto padrão de qualidade de seus animais são duas das principais missões do Senepol da Barra. Pensando nisso, foi firmada uma parceria com o centenário Instituto de Zootecnia da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A parceria visa promover avaliação genética, de testes de eficiência alimentar e testes de desempenho, por exemplo. Isso ajuda principalmente o comprador, pois evita qualquer tipo de trapaça. Esses testes garantem a aquisição de um animal aprovado e certificado.

“O Instituto de Zootecnia tem conhecimento em provas de ganho de peso desde 1951, e estamos conversando com o Rafael Telles e a Jéssika Monassi há muito tempo para que a gente possa trabalhar juntos e entregar um animal melhorado”, explica Renata Helena Arnandes, do IZ.

Ela ainda explica que é importante entregar ao criador o número do animal, a parte racial e o pedigree, mas é essencial ter uma chance de que aquele animal realmente é melhorado.

“O Senepol da Barra tem se preocupado muito com isso. Eles já participam de testes importantes e agora estão investindo na própria avaliação. É um custo elevado, mas que necessário para entregar uma genética superior. Essa preocupação em fazer a difusão de genética e a transferência para os futuros criadores é muito importante”, acrescentou.