Senepol da Barra faz mais um Touro ATJPLUS Embrapa Geneplus: conheça!

Malaco da Barra FIV
Malaco da Barra FIV: 5º Touro ATJPLUS do Senepol da Barra nos últimos 5 anos

Em dezembro de 2022, recebemos a notícia de que mais um Touro do plantel Barra foi selecionado para o disputadíssimo Programa de Avaliação de Touros Jovens do Programa Embrapa Geneplus, o ATJPLUS.

O Touro Senepol, que esteve no Leilão de Touros Senepol da Barra 2022, é o Malaco da Barra FIV. Na época do Leilão, com apenas 2 anos de idade, bateu incríveis 769kg e 42cm de CE, saindo consagrado como terceiro campeão e com selo Gourmet na Prova de Desempenho e Performance 2022.

Do Leilão de Touros Senepol da Barra, direto para ATJPLUS: isso que é compra bem-feita!

O fato comprova ainda mais o caráter de absoluta qualidade dos Leilões de Touros Senepol da Barra. Lote 03 do Leilão, Malaco da Barra foi arrematado pelos parceiros da Agropecuária VR e Senepol Vital. Eles já saem do remate com Touro ATJPLUS, um baita investimento!

Entenda o que é o ATJPLUS e a sua importância

A participação deste projeto, comandado pelo Programa Embrapa Geneplus a nível nacional, implica no compromisso por parte do criatório em coletar os dados do Touro Senepol e enviá-los ao Programa Geneplus Embrapa. A equipe técnica do programa é responsável por avaliar os animais e escolher apenas os melhores dos melhores.

Trata-se de uma disputa extremamente concorrida, já que envolve todos os criatórios participantes do Geneplus.

Para participação no ATJPLUS através das provas de desempenho, além de ser classificado como Elite no ranking e ter aprovação da equipe técnica responsável, os animais devem ser classificados com nota 5 ou 6 para conformação frigorífica. Já para os animais que se destacam nas fazendas parceiras do Programa Geneplus – Embrapa, a conformação frigorífica deve ser 5 ou 6 à desmama e ao sobreano; a classificação deve ser Elite na avaliação genética para as características de Peso à Desmama, Peso ao Sobreano e Perímetro Escrotal ao Sobreano; e a aprovação deve ser conduzida por dois técnicos.

Todos os animais eleitos devem ter nota máxima para a avaliação de aprumos; possuir RGD definitivo emitido pela ABCB Senepol; apresentar exame andrológico positivo e idade inferior a dois anos.

Para o Senepol da Barra, é de extrema importância saber este resultado. Era uma concorrência que envolvia os maiores nomes do melhoramento genético da raça Senepol no Brasil, o que mostra o nível de excelência genética que estamos produzindo em nosso criatório, que, lembramos, já acumula 5 ATJ nos últimos 5 anos.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Como podemos te ajudar?