Senepol à venda: tudo que você precisa saber para investir em boi, touro, bezerro, novilhas, garrote ou embrião Senepol

Desde que foi introduzida no país, no início do século, a raça Senepol vem fazendo a diferença e alavancando ainda mais a pecuária brasileira de corte. Para se ter uma ideia, o rebanho Senepol com registro já ultrapassou as 100 mil cabeças (em 2018 fechou com 99.778, segundo a ABCB Senepol) e tem tudo para continuar crescendo.

Aruna da Barra: doadora campeã de prova nacional do Senepol da Barra

Mas é o aumento pela procura do Senepol à venda em diversas regiões do Brasil que mostra o potencial da raça e a exigência do pecuarista brasileiro por animais melhoradores em seu rebanho. Nesse contexto, o cuidado em se adquirir Senepol à venda de criadores de gado Senepol registrado é de extrema importância para garantir os resultados comprovados que a raça oferece.


Senepol à venda: conheça entidades que garantem qualidade no Brasil

Algumas entidades avalizam as características da raça Senepol no Brasil, garantindo aos compradores de genética segurança na hora de procurar Senepol à venda.

É o caso da própria ABCB Senepol (Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol), que também é responsável pela certificação e registro do Senepol no país. Um animal Senepol à venda só pode ser considerado de pura origem com registro definitivo concedido pela ABCB Senepol, o que exige do criatório uma série de procedimentos rigorosos, que envolvem todas as fases da vida do animal.

Para nortear pequenos, médios e grandes criadores na seleção. a ABCB Senepol criou o Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), introduzindo um conjunto de ações e diretrizes. Nas palavras da Associação, o PMGS é “um novo marco estratégico para nortear os trabalhos de cada criador na seleção e no melhoramento e desenvolvimento da raça Senepol”.

Bezerros Senepol no Senepol da Barra

Bezerros Senepol no Senepol da Barra

A qualidade do Senepol à venda no Brasil também tem a expertise da Embrapa Gado de Corte (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) a seu favor, especialmente por meio do seu programa de melhoramento genético, o Programa Embrapa Geneplus, que ajuda a garantir segurança e confiabilidade.

O Programa Embrapa Geneplus possui hoje um dos maiores bancos de dados de avaliações de animais Senepol no mundo. É por meio dessa inteligência que o Geneplus atua na coordenação do PMGS, em parceria com a ABCB Senepol. Além disso, o Embrapa Geneplus atua em parceria com criatórios que desejam ter toda esta inteligência mais presente no seu dia a dia. Este é o caso, por exemplo, do Senepol da Barra, que conta com assessoria e chancela do Programa Embrapa Geneplus há anos.

O Programa Embrapa Geneplus coordena também o ATJ, seu programa de Avaliação de Touros Jovens, que é mais um grande parâmetro sobre a qualidade do criatório que coloca Senepol à venda. O ATJ seleciona ano a ano no Brasil os melhores reprodutores jovens da raça Senepol, dentre todos os touros dos criatórios participantes do Geneplus. Atualmente, o Senepol da Barra é um dos maiores vencedores de ATJ em todo país.

Criatórios que colocam Senepol à venda e que participam de todo este ecossistema de chancela, mensuração e avaliação dos processos de criação da raça Senepol, conforme ABCB Senepol, PMGS e Programa Embrapa Geneplus, seguramente ofertam ao mercado mais segurança e garantia de que a genética comprada de fato representa o que a raça Senepol tem de melhor a ofertar em termos das suas vantagens.

Nuna, uma das melhores Doadoras Senepol do MUNDO plantel Senepol da Barra

Nuna, uma das melhores Doadoras Senepol do MUNDO plantel Senepol da Barra


Senepol à venda: veja pontos importantes para você pesquisar sobre o criatório

Alguns dos maiores criatórios da raça Senepol do país participam do PMGS (Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol), coordenado pela ABCB Senepol. O Senepol da Barra é um deles. O programa confere à quem busca Senepol à venda a prova de que aquele rebanho está sendo supervisionado pelas maiores entidades públicas e privadas responsáveis em nosso país, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Embrapa Gado de Corte, por meio do seu programa de melhoramento genético, o já mencionado Geneplus.

O Senepol à venda nestes criatórios é avaliado criteriosamente e certificado, conferindo segurança aos compradores. Então, se você busca garantia de qualidade no Senepol à venda que está adquirindo, é essencial adquirir genética apenas de criatórios que fazem parte do PMGS.

Neste ponto, é importante observar a posição de destaque do Senepol da Barra no mercado brasileiro de genética da raça. Além de todas as avaliações obrigatórias do PMGS, o Senepol à venda pelo Senepol da Barra tem investimento em avaliações adicionais externas, tamanho é o compromisso com a qualidade de seu rebanho.

A Fazenda Barra do Bom Jesus faz parte do programa Embrapa Geneplus e recebe uma assessoria em melhoramento genético para seu rebanho Senepol. No Senepol da Barra, cada touro que sai do criatório tem sua avaliação genética comprovada através da PAD (Prova de Avaliação de Desempenho), que reúne um conjunto de características que têm grande importância econômica para a raça Senepol à venda, como ganho de peso diário, peso ao final da prova, perímetro escrotal, conformação frigorífica, medidas de ultrassonografia de carcaça (área de olho de lombo, espessura de gordura e marmoreio) e caracterização racial dos reprodutores.

Isso sem contar os processos de avaliação anteriores à prova, que começam desde o planejamento do acasalamento, passando por avaliações ao nascimento, maternal (quatro meses), desmama e sobreano (com registro definitivo pela ABCB Senepol).

Touro Senepol do Senepol da Barra

Touro Senepol do Senepol da Barra

Todas estas etapas chanceladas dia a dia pelo Programa Embrapa Geneplus, DGT Brasil, Qualigen Soluções Pecuárias, pela própria ABCB Senepol e diversos outros parceiros, num esforço adicional a todas as demais exigências do PMGS.

A excelência na avaliação do Senepol da Barra já lhe rendeu diversos troféus ATJ: o Senepol da Barra foi o único criatório da raça Senepol do Brasil a fazer ATJ em três anos seguidos, em 2018, 2019 e 2020. Além disso, diversos touros foram contratados pelas maiores e melhores centrais de genética bovina do mundo: em média, a cada ano o Senepol da Barra faz dois novos touros de central de sêmen, somando oito nos últimos quatro anos.


Senepol à venda: avalie as Doadoras do criatório

Outro fator fundamental para você que procura Senepol à venda é avaliar com cuidado a qualidade genética das doadoras do criatório que está pensando em investir. Afinal, falar sobre a qualidade da genética produzida pelo criatório sem analisar a qualidade da genética das doadoras é impossível.

A razão é bem simples. No mercado de melhoramento genético, o criador que coloca Senepol à venda sempre terá o desafio de conseguir a melhor linhagem da mãe e do pai das próximas gerações, para garantir produção em escala na melhor qualidade possível.

Nuna e seu clone Doadoras do Senepol da Barra

Nuna e seu clone Doadoras do Senepol da Barra

Acontece que, se este criador não possui plantel próprio e altamente comprovado de doadoras, o desafio de conseguir produzir genética de qualidade para ofertar ao mercado é inviável. Pois, obviamente, você não terá acesso a doadoras para conseguir produzir. O sêmen você até encontrará no mercado, disponível amplamente em centrais de sêmen mundialmente interconectadas. Mas as doadoras não. Ou você tem o seu plantel, ou você simplesmente não conseguirá fazer frente a oferta de genética Senepol à venda com máxima qualidade.

É exatamente por isso que o Senepol da Barra tem um dos planteis de doadoras mais qualificados do mundo em termos de genética Senepol. São fêmeas campeãs de provas a nível nacional, produtoras de diversos touros de central, provadas e comprovadas como verdadeiras fábricas de genética melhoradora ao longo dos anos. E o Senepol à venda do Senepol da Barra carrega toda esta genética!

Doadoras Senepol no Senepol da Barra

Doadoras Senepol no Senepol da Barra


Senepol à venda: PMGS agora também confere selo de certificação de qualidade para produtores da raça

Recentemente, a ABCB Senepol lançou um programa de certificação da carne do Senepol que garante aos pecuaristas que participam do PMGS e colocam o Senepol à venda a obtenção de um selo de certificação oficial SQA (Senepol Quality Assurance).

O Senepol à venda certificado com o selo SQA dá ao consumidor a garantia de que se trata de uma carne de altíssima qualidade e com segurança alimentar. O selo confere rigorosos protocolos de produção e padronização ao produto. O programa é integrado com os demais elos da cadeia produtiva e faz parte da Plataforma de Qualidade – Carne Bonificada da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), gerando também ao comprador de Senepol a possibilidade de certificar o seu rebanho meio sangue Senepol com o selo SQA.


Senepol à venda: avalie a estrutura do criatório

Outro fator determinante para a qualidade da genética Senepol à venda pelo criatório é a estrutura da fazenda, em termos de tornar a necessária rotina de avaliações mais assertiva e precisa.

Segundo o técnico Lucas Nascimento, do Programa Embrapa Geneplus e da ABCB Senepol:

“O grande benefício da fazenda ter sua própria estrutura e rodar toda a avaliação genética, acompanhando todas as fases do desenvolvimento do animal, da desmama até o sobreano e, posteriormente, rodando um teste de performance, traz a nós muita confiança na coleta de dados, pois nós conseguimos avaliar o grupo contemporâneo todo, para avaliar a fazenda como um todo, e com isso com certeza as avaliações da fazenda têm uma consistência mais robusta, nos trazendo confiança de que, usando esta informação, nós iremos fazer um melhoramento genético efetivo.”

É exatamente por isso que o Senepol da Barra é um dos únicos criatórios do Brasil com Centro próprio de Avaliação e Performance: o Centro de Avaliação e Performance da Barra (CAPB), uma estrutura completa que suporta hoje todas as avaliações do criatório, com capacidade para mais de 300 animais. O Senepol à venda do Senepol da Barra passou por todo este rigor e toda esta estrutura de avaliação até chegar ao comprador.

Parte do Centro de Avaliação e Performance do Senepol da Barra

Parte do Centro de Avaliação e Performance do Senepol da Barra

O centro fica na sede do Senepol da Barra, em Rifaina-SP. As provas de avaliação e performance são realizadas todos os anos com apoio da Embrapa (com seu Programa Embrapa Geneplus), da ABCB Senepol, e outras empresas e instituições respeitadas mundialmente pelo seu conhecimento.


Senepol à venda em MG: conheça a sede Senepol da Barra em Campina Verde

A demanda crescente por animais de alta performance e de qualidade da raça Senepol à venda por todo o país fizeram com que a Fazenda Barra do Bom Jesus levasse seu Senepol da Barra também para Minas Gerais, se estabelecendo em Campina Verde-MG. No local, doadoras, touros e bezerros não se incomodam com o sol escaldante de 40° da região e continuam pastando, crescendo e progredindo em genética e performance.

A ideia de levar o criatório para Minas é manter a genética Senepol da Barra à venda mais próximo dos pecuaristas mineiros, que têm aumentado seu interesse na raça. O Senepol à venda em Minas também conta com a estrutura Senepol da Barra, planejada nos mínimos detalhes para garantir as condições ideais de manejo para criação da raça Senepol PO.


Senepol à venda: genética Senepol da Barra está presente no Brasil todo e na América Latina

O Senepol à venda do Senepol da Barra extrapola os limites territoriais do Brasil. Hoje, a genética Senepol da Barra está presente em todo país e é referência também para a América Latina. Isso graças à exposição constante em mídias especializadas, além da coleção de prêmios angariados ao longo de sua trajetória de criação e à participação recorrente nos maiores eventos do mundo do setor, como as edições 2018 e 2019 da Agrishow, uma das maiores feiras do agronegócio no mundo todo.

Outro fator importante para garantir a presença das gerações Senepol da Barra para o mundo todo é que os produtos do Senepol à venda no criatório são permanentes. O comprador tem à sua disposição doadoras, sêmen, embriões e touros prontos para trabalhar, que carregam na sua genealogia o melhor potencial genético disponível mundialmente quando o assunto é Senepol, fruto de acasalamentos com animais provados e comprovados no mercado.


Senepol à Venda: Senepol x Nelore qual dá mais lucro?

Carne de Meio Sangue Senepol

Carne de Meio Sangue Senepol

As vantagens da introdução da genética da raça Senepol à venda para cruzamento industrial com outras raças, principalmente com o Nelore, provocando o melhoramento e padronização do rebanho, tem sido bastante difundida no país.

Na Fazenda São Luiz, em Iguatemi-MS, por exemplo, o resultado foi excelente.

Do nascimento tranquilo sem qualquer registro de problema de parto (os bezerros nasceram com 32kg) até o desmame com 275kg de média, com oito meses de idade. “Quando cheguei à Fazenda São Luiz, há cinco ou seis anos, a média de peso após a desmama era em torno de 170kg, 180kg. Cinco anos depois e com a introdução da genética Senepol no rebanho de Nelore, os bezerros de novilhas são desmamados super precocemente, com 275kg de média. É aí que está a satisfação do trabalho”, revela o veterinário e consultor Eduardo Nascimento, quem indicou o Touro Senepol da Barra à Fazenda São Luiz.

Tais vantagens são transformadas em lucro aos pecuaristas que trabalham com meio-sangue Senepol à venda. Segundo estudo conduzido pela Scot Consultoria com mais de 300 entrevistados, pecuaristas que realizam o cruzamento industrial com a raça Senepol têm maior valorização na hora de vender sua produção em comparação com outras raças. Na venda de novilhas, esse rendimento chega a 23%, seguida por boi magro (18%) e bezerro (17%).

O meio-sangue Senepol, resultado do cruzamento industrial com touro Senepol, tem tempo médio de abate comprovadamente menor do que outras raças: os machos abatem em média quatro meses antes, enquanto as fêmeas abatem em média cinco meses antes. Levando em conta o tempo médio de abate da pecuária brasileira, a precocidade de abate do Senepol pode significar um encurtamento de até 25% do ciclo para o produtor.


Senepol à venda: a padronização que desperta o interesse do pecuarista

No exemplo a seguir, você poderá comprovar visualmente os resultados obtidos no cruzamento do Senepol x Nelore. O Senepol à venda pelo Senepol da Barra demonstra resultados em pouco tempo a seus clientes. Veja no link abaixo:

+SAIBA MAIS: Senepol à venda: Meio Sangue Senepol x Nelore: 275kg de média na desmama. Veja cenas

Meio Sangue Senepol mais lucratividade na pecuária

Meio Sangue Senepol mais lucratividade na pecuária


Senepol à venda: em Espirito Santo do Turvo-SP, mais um caso de sucesso Senepol x Nelore

Confira o relato do Luiz Humberto, da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Espírito Santo do Turvo-SP, em mais um case de sucesso no cruzamento industrial do Touro Senepol da Barra com vacas Nelore:

+SAIBA MAIS: Senepol à venda: “Cruzamento Senepol x Nelore: conheça mais um caso de cruzamento industrial”


Senepol à venda: contra fatos não há argumentos

Os resultados traduzidos em números de mais um cliente Senepol da Barra satisfeito com o resultado de seu plantel. Veja no link abaixo:

+SAIBA MAIS: Meio Sangue Senepol de cliente Senepol da Barra: veja números!


Senepol à venda: comparativo para não deixar dúvidas sobre a excelência da raça Senepol

Clientes do Senepol da Barra de Rondônia fizeram testes de cruzamento industrial para comparar o Senepol quando cruzado com o Nelore, o Nelore puro e o Angus com o Nelore. O resultado você confere no link abaixo:

+SAIBA MAIS: Caso Real: Meio Sangue Senepol com Nelore, Meio Sangue Angus com Nelore e Nelore com Nelore. Qual foi melhor?

Meio Sangue Senepol de cliente Senepol da Barra

Meio Sangue Senepol de cliente Senepol da Barra


Senepol à venda: com touros de qualidade, Senepol da Barra mostra a que veio

A genética Senepol à venda do Senepol da Barra, em um TOP 10 de casos de clientes do criatório, para cair o queixo de quem procura garantir qualidade e procedência de primeiro nível na hora de adquirir genética Senepol. Confira no link a seguir:

+SAIBA MAIS: TOP 10 casos reais com Touro Senepol: cruzamento industrial na prática


Senepol à venda: o Senepol da Barra está à sua disposição

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você que procura Senepol à venda. E, caso queira falar conosco, é só nos chamar pelo formulário abaixo!

Estamos à total disposição.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Como podemos te ajudar?