Touro Senepol da Barra é o único selecionado para programa ATJ-PLUS Senepol

O Programa nacional de avaliação de reprodutores Senepol, o “ATJPLUS” foi criado em 2012 pela Embrapa Gado de Corte, a fim de avaliar as progênies de touros jovens selecionados em provas de desempenho com supervisão técnica do Programa Geneplus-Embrapa e, também, daqueles que se destacam, via avaliação genética, nas fazendas participantes do Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol  (PMGS).

Importância do resultado

Trata-se de uma disputa extremamente concorrida. Para participação no ATJPLUS através das provas de desempenho, além de ser classificado como Elite no ranking e ter aprovação da equipe técnica responsável, os animais devem ser classificados com nota 5 ou 6 para conformação frigorífica. Já para os animais que se destacam nas fazendas parceiras do Programa Geneplus – Embrapa, a conformação frigorífica deve ser 5 ou 6 à desmama e ao sobreano; a classificação deve ser Elite na avaliação genética para as características de Peso à Desmama, Peso ao Sobreano e Perímetro Escrotal ao Sobreano; e a aprovação deve ser conduzida por dois técnicos.

+ LEIA MAIS: Mercado de Genética Bovina Cresce em 2018

Todos os animais eleitos devem ter nota máxima para a avaliação de aprumos; possuir RGD definitivo emitido pela ABCB Senepol; apresentar exame andrológico positivo e idade inferior a dois anos. A participação deste projeto implica no compromisso por parte do criatório em coletar os dados das progênies dos touros e enviá-los ao Programa Geneplus-Embrapa. A equipe técnica do programa é responsável por avaliar os animais e escolher apenas os melhores dos melhores.

Para o Senepol da Barra, é de extrema importância saber que o ÚNICO touro selecionado da safra 2016 é do nosso plantel. Era uma concorrência que envolvia os maiores nomes do melhoramento genético da raça Senepol no Brasil, o que mostra o nível de excelência genética que estamos produzindo em nosso criatório.

Quem é o touro Senepol selecionado?

O touro selecionado foi o 193 DA BARRA FIV, animal avaliado como TOP 3% Embrapa-Geneplus, filho do grande WC 754A, um dos maiores genearcas da raça Senepol NO MUNDO! Sua mãe é importantíssima doadora do plantel Senepol da Barra: a GRAZ 89 FIV, uma Safira TOP 10!

Vitória desde a pré-seleção

Vale destacar que a vitória do Senepol da Barra começou já na pré-seleção do ATJPLUS Senepol, quando, dos 09 animais pré-selecionados para o programa da safra 2016, incríveis QUATRO eram do nosso plantel.

Este número é fantástico e significa que quase 50% dos melhores touros pré-selecionados da safra são nossos!

Como ter esta qualidade de reprodutores na sua propriedade?

O Senepol da Barra tem venda permanente de reprodutores PO Senepol, prontos para cobrir a pasto, com qualidade garantida pela genética de um criatório reconhecido no mercado pelo seu comprometimento com excelência!

Quer saber mais? É só falar conosco preenchendo o formulário abaixo neste artigo.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Como podemos te ajudar?