fbpx

Touro Senepol da Barra é o único selecionado para programa ATJ-PLUS Senepol

O Programa nacional de avaliação de reprodutores Senepol, o “ATJPLUS” foi criado em 2012 pela Embrapa Gado de Corte, a fim de avaliar as progênies de touros jovens selecionados em provas de desempenho com supervisão técnica do Programa Geneplus-Embrapa e, também, daqueles que se destacam, via avaliação genética, nas fazendas participantes do Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol  (PMGS).

Importância do resultado

Trata-se de uma disputa extremamente concorrida. Para participação no ATJPLUS através das provas de desempenho, além de ser classificado como Elite no ranking e ter aprovação da equipe técnica responsável, os animais devem ser classificados com nota 5 ou 6 para conformação frigorífica. Já para os animais que se destacam nas fazendas parceiras do Programa Geneplus – Embrapa, a conformação frigorífica deve ser 5 ou 6 à desmama e ao sobreano; a classificação deve ser Elite na avaliação genética para as características de Peso à Desmama, Peso ao Sobreano e Perímetro Escrotal ao Sobreano; e a aprovação deve ser conduzida por dois técnicos.

+ LEIA MAIS: Mercado de Genética Bovina Cresce em 2018

Todos os animais eleitos devem ter nota máxima para a avaliação de aprumos; possuir RGD definitivo emitido pela ABCB Senepol; apresentar exame andrológico positivo e idade inferior a dois anos. A participação deste projeto implica no compromisso por parte do criatório em coletar os dados das progênies dos touros e enviá-los ao Programa Geneplus-Embrapa. A equipe técnica do programa é responsável por avaliar os animais e escolher apenas os melhores dos melhores.

Para o Senepol da Barra, é de extrema importância saber que o ÚNICO touro selecionado da safra 2016 é do nosso plantel. Era uma concorrência que envolvia os maiores nomes do melhoramento genético da raça Senepol no Brasil, o que mostra o nível de excelência genética que estamos produzindo em nosso criatório.

Quem é o touro Senepol selecionado?

O touro selecionado foi o 193 DA BARRA FIV, animal avaliado como TOP 3% Embrapa-Geneplus, filho do grande WC 754A, um dos maiores genearcas da raça Senepol NO MUNDO! Sua mãe é importantíssima doadora do plantel Senepol da Barra: a GRAZ 89 FIV, uma Safira TOP 10!

Vitória desde a pré-seleção

Vale destacar que a vitória do Senepol da Barra começou já na pré-seleção do ATJPLUS Senepol, quando, dos 09 animais pré-selecionados para o programa da safra 2016, incríveis QUATRO eram do nosso plantel.

Este número é fantástico e significa que quase 50% dos melhores touros pré-selecionados da safra são nossos!

Como ter esta qualidade de reprodutores na sua propriedade?

O Senepol da Barra tem venda permanente de reprodutores PO Senepol, prontos para cobrir a pasto, com qualidade garantida pela genética de um criatório reconhecido no mercado pelo seu comprometimento com excelência! Entre em contato conosco, clicando aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Como podemos te ajudar?