Os números oficiais não deixam nenhuma dúvida: o SENEPOL é a raça do presente e futuro da pecuária de corte. O rebanho teve um crescimento de 11,2% em 2018, de acordo com os dados divulgados em fevereiro pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol. Com os novos números, a raça já chega a casa dos 100 mil exemplares.
.
Oficialmente, o ano de 2018 fechou com 99.778 exemplares registrados. O que chama a atenção é o crescimento exponencial que a raça está tendo desde 2012. O rebanho cresceu quatro vezes. A expectativa da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) é de que a procura pelo Serviço de Registro Genealógico (RGD) se intensifique ainda mais.

Mercado em Alta

O crescimento da produção tem explicação: o mercado está aquecido. O Shopping Produção Senepol da Barra, realizado no fim do mês passado, é um grande exemplo disso. Todos os animais em exposição foram vendidos em tempo recorde: apenas 48 horas.

O evento estava programado para durar dez dias. Mas, já no segundo dia, toda a excelência da genética Senepol da Barra foi adquirida pelos produtores.

+LEIA MAIS: 10 motivos para investir no meio-sangue Senepol

Estavam em exposição no site do evento touros (100% avaliados pelo IZ e Embrapa-Geneplus) e fêmeas (genética superior – avaliadas pela Embrapa-Geneplus). O diferencial é que toda a negociação foi feita diretamente com o Senepol da Barra. Não se tratava de um leilão, já que o preço era fixado.

Muitos Benefícios

Quem trabalha com pecuária de corte sempre busca a mesma coisa: aumento da produtividade. Por isso, a raça Senepol é apontada como a raça do presente e futuro. Isso ocorre por causa dos benefícios do cruzamento industrial na rentabilidade da produção.

O Senepol tem maior ganho de peso até a desmama em comparação com outras raças, docilidade dos animais, rusticidade, qualidade da carcaça e precocidade, além da fácil adaptação ao clima brasileiro e da genética taurina, dotada de alta qualidade na carne.