fbpx

TOP 10 casos reais com Touro Senepol: cruzamento industrial na prática

Bezerros Meio Sangue Senepol x Nelore em cliente Senepol da Barra
Bezerros Meio Sangue Senepol x Nelore em cliente Senepol da Barra

“Touro traz qualidade se tiver qualidade”. Essa máxima, retirada da entrevista do pesquisador Antônio do Nascimento Ferreira Rosa, da Embrapa Gado de Corte, em sua participação no Programa Pecuária em Foco, representa bem a oportunidade que veremos neste dia 20/09, 14h, no Leilão de Touros Senepol da Barra.

Ainda segundo o pesquisador, o touro representa de 84 a 88% de todo melhoramento genético que você pode fazer no plantel. Agregando no raciocínio a afirmação do técnico do Programa Embrapa Geneplus, Lucas Nascimento, que reforça a importância da qualidade do Touro para que a heterose aconteça com o máximo de “genética aditiva”, temos a conclusão final: quanto mais rápido o Brasil investir em Touros Melhoradores, mais rápido nosso país dará um salto de qualidade no rebanho e no produto final comercializado.

E é exatamente isso que o Senepol, esta raça 100% taurina e adaptada ao clima tropical, está fazendo na pecuária de corte brasileira.

Preparamos neste conteúdo uma seleção de casos reais com Touro Senepol que te ajudará a compreender o quanto a genética Senepol está agregando valor no nosso rebanho bovino.

Vamos lá?

CASO 1 com TOURO SENEPOL: rebanho volumoso com monta natural em Rondônia

Segundo os amigos e clientes João Aleixo e Márcio Aleixo, proprietários da Nova Sorocabana, de Rondônia, eles estavam há bastante tempo procurando alternativas de raças para cruzamento industrial com monta natural, como opção para escapar dos altos custos da fertilização in vitro, por conta do enorme tamanho do seu rebanho. E foi aí que encontraram a raça Senepol.

Raça completamente adaptada ao clima tropical, até pela sua história e origem, e totalmente habilitada para monta natural, a inserção de Touros Senepol no rebanho foi a solução perfeita para o problema de aumentar o valor do rebanho.

“O Touro Senepol mantém os mesmos níveis de fertilização que o Nelore, porém com um rebanho meio-sangue, que nos dará mais valorização, com melhor qualidade de carne e mais retorno financeiro”, afirma João Aleixo.

Vale destacar: ficaram tão felizes que adquiriram Doadora Senepol da Barra para fabricar seus próprios Touros

Após os testes iniciais com Touro Senepol de genética Senepol da Barra, os irmãos Aleixo ficaram tão contentes com os resultados que investiram em uma Doadora PO do plantel Senepol da Barra, para produzirem mais Touros Senepol para sua produção.

CASO 2 com TOURO SENEPOL: comparativo Meio Sangue Senepol; Meio Sangue Angus; e Nelore Puro

Os amigos do caso anterior nos permitiram recentemente mais um exemplo real.

Eles fizeram um teste utilizando animais meio sangue SENEPOL com NELORE (Touro Senepol PO de genética Senepol da Barra), puro sangue NELORE com NELORE e meio sangue ANGUS com NELORE (Touro Angus PO). Colocaram os animais todos juntos desde o nascimento, com as mesmas condições.

Meio Sangue Senepol com Nelore, Meio Sangue Angus com Nelore e Nelore com Nelore: qual pesou mais aos 7 meses?

Confira abaixo o resultado da pesagem realizada com animais aos sete meses.

NELORE com NELORE:

◾ Nelore MACHOS
◾ 181.55kg de média
◾ Nelore FÊMEAS
◾ 168.85kg de média

ANGUS com NELORE:

◾ meio sangue Angus MACHOS
◾ 216.54kg de média por animal
◾ meio sangue Angus FÊMEAS
◾ 202.74kg de média por animal

SENEPOL com NELORE:

🔺 meio sangue Senepol MACHOS
🔺 236.09kg de média por animal
🔺 meio sangue Senepol FÊMEAS
🔺 201.84kg de média por animal

Meio Sangue Senepol com Nelore e Meio Sangue Angus com Nelore: qual pesou mais aos 8 meses?

Confira agora os resultados da pesagem dos animais Meio Sangue Senepol com Nelore e Meio Sangue Angus com Nelore aos oito meses.

ANGUS com NELORE: resultados da pesagem aos oito meses

◾ meio sangue Angus MACHOS
◾ 236.28kg de média por animal
◾ meio sangue Angus FÊMEAS
◾ 223.5kg de média por animal

SENEPOL com NELORE: resultados da pesagem aos oito meses

🔺 meio sangue Senepol MACHOS
🔺 242.32kg de média por animal
🔺 meio sangue Senepol FÊMEAS
🔺 231.80kg de média por animal

E VALE LEMBRAR: o touro SENEPOL cobriu a pasto, mesmo no calor de Rondônia!

CASO 3 com TOURO SENEPOL: cruzamento industrial Senepol x Nelore

Paulo Leite, agricultor e pecuarista, iniciou a experiência com o cruzamento Senepol x Nelore em 2018. Como todo pecuarista, a preocupação com o aumento de rentabilidade na fazenda é constante e o teste com a raça Senepol fez parte desta procura por soluções que aumentassem a margem na produção.

Olha só o que ele fala sobre esta experiência:

“Foi uma experiência muito boa, que eu pretendo repetir no ano que vem. Dá uma margem de lucro muito boa. Essa minha experiência mostra que a utilização do Touro Senepol na vaca Nelore é o futuro para a pecuária brasileira”.

+ LEIA MAIS: Compare os touros dos leilões de 2019 e 2020

O pecuarista conta que começou a confinar os animais logo após a desmama. Segundo ele, eles ficaram até os 14 meses, em média, no confinamento, com alimentação reforçada sendo que os animais apresentaram em média mais de [email protected]

No vídeo acima, você pode ver imagens dos animais.

CASO 4 com TOURO SENEPOL: meio-sangue Senepol em Goiás

Outro pecuarista que está comemorando os resultados é o Márcio. Inclusive, a foto enviada por ele fez um tremendo sucesso na internet, viralizando e saindo com destaque em diversos portais sobre pecuária, especialmente no Instagram. Olha que maravilha de registro:

Meio Sangue Senepol com Nelore no estado de Goiás

Segundo ele, vinha há anos procurando alternativas para agregar valor no seu rebanho, tendo feito testes com diferentes opções de raças para cruzamento industrial com a raça Nelore, que afirma ser a “raça mãe” da pecuária de corte nacional (e de fato é: mais de 80% do nosso rebanho é Nelore, o que aumenta ainda mais a relevância do Senepol, já que a raça possibilita 100% de heterose com raças zebuínas e é capaz de realizar monta natural no nosso clima).

Foi neste caminho que ele se deparou com o Senepol, e os resultados de aumento de rentabilidade com inserção do Touro Senepol foram de fato impressionantes, como vimos no vídeo-depoimento.

CASO 5 com TOURO SENEPOL no cruzamento industrial: fêmeas com 16,[email protected] aos 17 meses de idade

Outro caso real de aumento de rentabilidade com Touro Senepol chama atenção pela eficiência na redução do ciclo do abate. É toda a teoria que nós sempre falamos por aqui, aplicada na prática no cruzamento industrial SENEPOL x NELORE.

>> Fêmeas das fotos foram para o abate com incríveis 17 meses de idade, com os seguintes números:

✔ pesagem média de 16,[email protected];

✔ rendimento médio de carcaça de 53,6%;

✔ e, é claro, uma bela bonificação paga pelo frigorífico, de 16%.

CASO 6 com TOURO SENEPOL no cruzamento industrial: trinta anos de experiência e testes

José Vitalino Rodrigues, pecuarista de São Paulo, está no ramo há mais de 30 anos. O negócio dele é fazer carne e afirma já ter testado inúmeras raça com o objetivo de aumentar a rentabilidade da sua produção.

Quando testou o Senepol, encontrou o que estava procurando: mais um que vê o Senepol como presente e futuro da pecuária.

“A bezerrada nasce pequenininha e engorda rápido, em pasto de qualquer qualidade”, afirmou José Vitalino.

+ LEIA MAIS: entenda como é a criação e a avaliação dos touros do leilão

Ele destaca ainda em seu depoimento que o Senepol é um gado muito dócil, facilitando o manejo. Além disso, destaca a genética aditiva do Touro Senepol, que imprime características da raça na progênie mesmo nos cruzamentos mais diversos.

“Se você cruzar ele (se referindo ao Touro Senepol) com qualquer raça, ele sai com pelo liso, que não dá muito parasita. É um gado muito sadio.”

CASO 7 com TOURO SENEPOL: cruzamento Senepol com Nelore em Minas Gerais

Os números também são muito produtivos na Agropecuária Brunozzi, de Minas Gerais. Veja no vídeo.

Na época do vídeo, os animais estavam com 14 meses de idade. Confira os números:

“Os machos deram mais de [email protected] de média, e as fêmeas superando as [email protected] de média… Isso é a prova que usando o Touro Senepol nós vamos conseguir uma maior produtividade e uma maior rentabilidade. Encurtando o ciclo em seis, oito, até dez meses, trazemos a certeza de uma rentabilidade maior.”

CASO 8 com TOURO SENEPOL: cruzamento Senepol com Nelore

Este é mais um daqueles casos de chamar atenção para quem produz carne.

As FÊMEAS do vídeo foram para o abate com incríveis 20 meses de idade! Confira os números:
🔸 Pesagem média: 17,[email protected] (fêmeas)
🔸 Rendimento médio de carcaça: 54%!
🔸 Cruzamento entre Touro Senepol genética Senepol da Barra na vacada Nelore (monta natural)
🔸 Animais ficaram 100 dias em confinamento

CASO 9 com TOURO SENEPOL: menos de 15 meses e mais de [email protected] de média

Este é mais um cliente que investiu no Touro Senepol de genética Senepol da Barra para monta natural com matrizes Nelore.

Na época deste vídeo, os machos meio-sangue Senepol com Nelore que você vê nas imagens ainda não tinham completado 15 meses e já estavam passando de 13 arrobas, sendo que estavam sendo recriados a pasto!

Mais um exemplo real do que o Senepol agrega no rebanho: mais precocidade e rapidez de ganho de peso, e ainda com mais qualidade no produto final.

Caso 10 com TOURO SENEPOL: diversos registros dos nossos clientes

Neste caso 10 com Touro Senepol, queremos aproveitar para dar espaço a registros diversos que recebemos dos nossos clientes e que mostram toda a saúde e a qualidade genética dos rebanhos que utilizam cruzamento com Touro Senepol de genética Senepol da Barra.

Machos Meio Sangue Senepol com Nelore aos 5 meses de idade

Para começar, confira abaixo as fotos enviadas por um cliente de Rondônia. Na época da foto, os machos estavam com apenas 5 meses de idade. Olha só o porte, padronização e carcaça. Precocidade na prática!

Machos Meio Sangue Senepol com Nelore aos 5 meses de idade
Machos Meio Sangue Senepol com Nelore aos 5 meses de idade
Machos Meio Sangue Senepol com Nelore aos 5 meses de idade
Machos Meio Sangue Senepol com Nelore aos 5 meses de idade

Senepol com Nelore: vídeo feito antes mesmo da desmama

Neste vídeo, confira a padronização, beleza racial, exuberância e precocidade do rebanho meio sangue Senepol do cliente que usou Touro Senepol de genética Senepol da Barra em matrizes Nelore.

Detalhe: no vídeo, os animais ainda não haviam sido desmamados.

Senepol com Nelore: vídeo da desmama do Meio Sangue Senepol

No vídeo abaixo, você poderá ver os animais meio sangue Senepol com Nelore de um dos nossos clientes no dia da desmama. Machos pesaram média de 280 kg e fêmeas média de 265 kg, sem reforço alimentar.

Senepol na Bahia: Touro Senepol e a satisfação de quem vê o rebanho

Este é um daqueles vídeos que muito nos orgulham. Ver o pecuarista tão feliz com o desempenho da bezerrada Meio Sangue para nós é a melhor coisa que poderíamos ouvir.

+ LEIA MAIS: Saiba tudo sobre Senepol, uma das raças bovinas que mais cresce no gado brasileiro

Mais um cliente satisfeito com Touro Senepol de genética Senepol da Barra. Veja nos vídeos os depoimentos.

Bezerrada Meio Sangue Senepol de 15 a 35 dias de vida

Bezerrada Meio Sangue Senepol de 2 a 8 meses de vida

Senepol com Nelore: vídeo dos machos meio sangue Senepol e vídeo das fêmeas meio sangue Senepol

Finalizamos nossa seleção de casos com este belo vídeo dos machos e fêmeas meio sangue Senepol com Nelore, que vem de cliente lá do Goiás.

Vídeo das fêmeas meio sangue Senepol com Nelore:

Vídeo dos machos meio sangue Senepol com Nelore:

Se tiver alguma dúvida, conte com o Senepol da Barra

Esperamos que este conteúdo sobre casos reais com Touro Senepol de genética Senepol da Barra tenha ajudado a te dar mais confiança na hora desta escolha importante para o futuro da pecuária brasileira: qual touro colocar no seu rebanho.

É este desempenho excepcional que você tem ao unir a genética de um Touro 100% taurino, com genética diferenciada e melhorada por meio dos mais rigorosos procedimentos de avaliação e mensuração da performance do animal. E temos a certeza de que este é o caminho para a evolução contínua da nossa pecuária.

Se tiver alguma dúvida ou quiser falar diretamente com a gente, é só preencher o formulário abaixo neste artigo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Como podemos te ajudar?