Neste artigo, Maury Dorta Jr., Coordenador do Programa Embrapa Geneplus, compartilha com você diversas informações sobre o que é o Geneplus, qual é o seu papel e como funciona a parceria de sucesso com o Senepol da Barra.
Um artigo valiosíssimo para todos aqueles que adquirem genética ou participam deste trabalho importantíssimo para a economia nacional: a criação de rebanhos PO da mais alta qualidade genética.
E aí, vamos ver o que o Maury escreveu para gente?
O que é o Programa Embrapa Geneplus?
O programa Embrapa Geneplus é uma assessoria em melhoramento genético de bovinos de corte, uma parceria público privada que foi criada há 25 anos.
O principal objetivo foi e é até hoje levar as tecnologias desenvolvidas na Embrapa Gado de Corte até o campo, transformando décadas de pesquisa na área em um serviço e munindo técnicos e criadores com informações e ferramentas que fazem com que os rebanhos de gado de seleção evoluam geneticamente para as características de interesse econômico do Brasil.
Mensurar o rebanho e apresentar as DEPs para os touros, matrizes e produtos do criador é uma parte importante do processo e, por isso mesmo, o Geneplus se preocupa muito com a coleta e processamento dos dados para gerar a avaliação genética dos animais.
No entanto, o principal mesmo é o uso dessas informações na hora do criador tomar a decisão sobre quem serão os pais da próxima geração, quem serão os touros utilizados nas inseminações, nas FIVs, no repasse. E quais matrizes serão descartadas, dando lugar a nova safra de novilhas que está chegando, além de quais matrizes serão as doadoras de embriões, multiplicando assim sua genética com maior intensidade.
Qual é o papel do Programa Embrapa Geneplus?
O principal papel do Programa Embrapa Geneplus é ajudar o criador a tomar todas essas decisões, com as informações geradas, com as ferramentas de que dispomos e com o apoio do técnico de campo, peça-chave nesse processo para garantir o melhoramento genético do rebanho.
Ao passar do tempo, com os conceitos do Programa sendo aplicados e utilizando-se as informações geradas, o resultado no rebanho passa a ser evidente, tanto nos números que a avaliação apresenta, mas principalmente na produção dos animais no campo.
Onde entra a Prova de Avaliação de Desempenho do rebanho?
Voltando ao começo da história, para se ter uma avaliação genética consistente é preciso coletar os dados corretamente no campo.
Recriar os animais do próprio rebanho em sistema de Prova de Avaliação de Desempenho é uma ótima maneira de garantir com que as informações necessárias para a avaliação genética sejam bem coletadas, e também uma boa oportunidade de incluir outras que sejam importantes no processo de seleção mas que não estejam contempladas nas DEPs, como a caracterização racial do touro, por exemplo.
É isso que o Senepol da Barra vem fazendo com o apoio do Programa Embrapa Geneplus.
Senepol da Barra: trabalhando sério em prol do melhoramento genético
O criatório inclui no seu processo para seleção e melhoramento genético a prova de avaliação de desempenho dos seus machos produzidos, para que possa selecioná-los baseado em informações consistentes e alinhadas com o programa de melhoramento, além de fornecer informações de desempenho dos seus animais que serão oferecidos ao mercado.
+ LEIA MAIS: Entenda a criação e a avaliação de reprodutores no Senepol da Barra
Nas provas realizadas na Barra, os animais são avaliados para o Ganho de Peso Diário, Peso ao final da prova, Perímetro Escrotal, Conformação Frigorífica, medidas de ultrassonografia de carcaça (área de olho de Lombo, Espessura de Gordura e Marmoreio) e caracterização racial dos reprodutores.
Um conjunto de características que tem grande importância econômica para a raça Senepol e para o uso dessa genética no cruzamento industrial.
O Programa Embrapa Geneplus chancela e mensura a Prova no Senepol da Barra
Vale ressaltar que todo o processo envolvido na prova, desde o cronograma inicial até as avaliações e ajustes dos dados finais, conta sempre com o máximo rigor preconizado pelo Programa, nesse caso aplicado pelo Zootecnista Lucas Silva, técnico do Geneplus e também do PMGS (Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol, o oficial do Brasil, coordenado pela ABCB Senepol).
Aliás, um bom programa de melhoramento depende muito da competência dos seus técnicos de campo, e nessa parceria de sucesso entre Senepol da Barra e Programa Geneplus não é diferente.
Melhoramento genético se faz com seriedade, rigor, informações corretas, ferramentas técnicas, equipe, dedicação, comprometimento… É preciso acreditar no processo e nas pessoas envolvidas, e saber que o resultado não virá do dia para a noite, mas virá.
+ LEIA MAIS: leilão de touros Senepol da Barra 2020 tem valorização recorde
Temos muita satisfação em trabalhar com parceiros como o Senepol da Barra, que compreendem esses pontos e partem para o trabalho, fazendo o que é preciso para que o seu rebanho evolua geneticamente e transformando em realidade os objetivos idealizados há 25 anos, quando o Geneplus foi fundado.
Um grande abraço!
Maury Dorta Jr
Programa Embrapa Geneplus
Coordenador de Ações e Produtos – Raças Taurinas e Compostas