Touro Senepol no Senepol da Barra: entenda como é nossa criação e avaliação de reprodutores

Maxxum da Barra

Com o crescimento cada vez mais expressivo da raça Senepol no Brasil, fica sempre mais importante mostrarmos para o mercado COMO funcionam os processos de cria e avaliação dentro do criatório.

Afinal, este é o grande fator decisivo que diferencia os criadores da raça pura. Por isso, montamos este artigo para explicar em detalhes a você, nosso amigo e cliente, como trabalhamos aqui no Senepol da Barra.

Vamos lá?

Primeiro de tudo: para ter um excelente Touro, tenha uma excelente Doadora

Falar sobre a capacidade de um criatório de produzir Touro Melhorador sem falar sobre a qualidade genética do plantel de Doadoras do mesmo criatório é impossível.

Você sabe por quê?

Na verdade, é um raciocínio bem simples. Dentro do mercado de melhoramento genético, você tem sempre o grande desafio de conseguir a melhor linhagem da mãe e do pai da sua geração para montar o acasalamento perfeito aos seus objetivos.

Quanto ao pai, a disponibilidade de oferta de sêmen de touros consagrados nacionalmente e até mundialmente é normalmente aberta a todos os criadores e interessados do mercado. É claro que existem diversas variáveis para que você consiga acesso a doses de sêmen que são raras (algumas linhagens são inclusive indisponíveis e são disputadas a ferro e fogo pelo mercado).

No entanto, de modo geral, a oferta de sêmen cada vez é mais fácil de ser localizada. São diversas empresas especializadas na comercialização de sêmen, as famosas centrais, e o estoque delas está lá disponível para o criador A, B, C, muitas vezes conectados mundialmente, já que são marcas multinacionais com estoque comercializado literalmente em todo planeta.

Agora, quando você fala da mãe, a Doadora, aí é outra história.

Não existe uma “central de Doadoras”, na qual você vai e pega emprestada uma Doadora ímpar em termos de qualidade genética para fazer seu Touro. A Doadora você precisa ter ou comprar embriões. E, portanto, fazer Touro Melhorador em escala sempre dependerá do quão forte é o seu plantel de mães, para que você tenha a disposição o ano todo a máxima qualidade genética possível para receber as doses de sêmen que serão planejadas e adquiridas em termos do que você espera para suas gerações de reprodutores.

Por isso, sempre faça esta pergunta: quem são as Doadoras do criatório que você está pensando em adquirir Touros?

+ LEIA MAIS: Touro Senepol: conheça os Touros de central do Senepol da Barra

As Doadoras do Senepol da Barra

Nós sempre soubemos que o desafio do melhoramento genético começa em grande parte no plantel de Doadoras que você possui. E é por isso que quando iniciamos nosso criatório, há anos, nós fomos perfeccionistas e investimos muito para montar um dos melhores planteis de Doadoras Senepol que existe, não só a nível de Brasil como de mundo.

Temos em nosso plantel a Doadora que foi eleita pelo Sumário Oficial da Raça edição 2019 como a melhor doadora da raça Senepol no Brasil. E neste mesmo Sumário fizemos mais sete Doadoras no TOP 100 da raça.

São doadoras campeãs de prova, mães de diversos Touros de Central, que se provaram como verdadeiras fábricas de genética superior ao longo de anos. E são elas que nos possibilitam afirmar que os Touros que saem do nosso criatório são incomparáveis para melhorar a genética dos rebanhos de quem compra, desde a verdadeira concepção do acasalamento.

O estoque de sêmen do Senepol da Barra

A mãe é fundamental. E é claro que com o plantel de Doadoras que montamos ao longo dos anos, precisávamos ter a disposição para montarmos nossos acasalamentos as doses de sêmen dos animais mais consagrados do mundo na raça Senepol. E foi isso que montamos no nosso estoque de sêmen.

Temos a nossa disposição doses dos grandes patriarcas da raça Senepol no mundo, muitas inclusive indisponíveis, que você não encontra mais a venda em lugar nenhum. Touros que estão presentes nas linhagens mais famosas da raça.

+ LEIA MAIS: Leilão de Touros Senepol da Barra 2021 tem data marcada

100% dos nossos Touros são originados da combinação de uma genética única: as Doadoras do nosso plantel, com doses de sêmen dos nossos próprios Touros consagrados (já são nove touros em central no Senepol da Barra) e também com doses de sêmen de Touros consagrados nacional e mundialmente.

Contamos ainda com a assessoria sempre próxima do Geneplus, da Embrapa, para auxiliar na escolha dos melhores acasalamentos para maximizar as características econômicas que garantem melhora genética no rebanho bovino brasileiro (o Geneplus possui o maior banco de dados da raça disponível atualmente, e esta inteligência é um diferencial fundamental para acertar no acasalamento).

E aí então, com esta combinação, é certeza absoluta que você vai ter um Touro Melhorador ao final da ponta?

Não. Agora vem a parte na qual a gente mais se dedica: o manejo, avaliação e pressão de seleção para melhoramento genético geração a geração dos Touros que levam a marca Senepol da Barra.

O processo de avaliação e pressão de seleção do Touro Senepol do Senepol da Barra

O Senepol da Barra tem a avaliação e a pressão de seleção no seu DNA. Levamos isso muito a sério e você terá a certeza disso abaixo.

Toda nossa estrutura, desde a sede em São Paulo até a sede localizada em Minas Gerais, foi planejada nos mínimos detalhes para garantir as condições ideais de manejo para criação da raça Senepol PO.

O PMGS – programa oficial de melhoramento genético do Senepol no Brasil

Antes de mais nada, vale reforçar que integramos o PMGS – Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol, coordenado pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Senepol e pelo Geneplus, da Embrapa Gado de Corte.

Seguimos à risca todos os procedimentos e critérios do PMGS e 100% dos animais que nascem no Senepol da Barra passam por avaliações no sobreano e desmama, conduzidas de forma independente por técnicos do Geneplus Embrapa e ABCB Senepol.

Além disso, para atender aos requisitos do PMGS, recebemos com frequência visitas de inspeção na fazenda, tudo para garantir transparência ao mercado que faz questão de comprar Touro Senepol registrado, com garantia de origem e qualidade.

Centro de Avaliação e Performance próprio

Além de todas as avaliações da ABCB Senepol, Embrapa e PMGS, temos em nossa sede paulista, em Rifaina – SP, um centro de avaliação próprio: o Centro de Avaliação e Performance do Senepol da Barra.

A partir do lote dos melhores animais selecionados pela Embrapa-Geneplus e ABCB Senepol, o Senepol da Barra realiza mais medições por conta própria, usando o que existe de melhor em termos de tecnologia, para ter em mãos os principais parâmetros de avaliação de cada animal e poder, por meio do estudo de tais métricas, colocar apenas os melhores dos melhores animais a disposição do mercado.

É um Centro que utilizamos para mensurar as características dos nossos animais e avaliar quais são os animais que serão disponibilizados ao mercado para melhoramento genético, e os animais que serão descartados.

+ LEIA MAIS: TOP 10 casos reais com Touro Senepol: cruzamento industrial na prática

Prova Zootécnica no Touro Senepol do Senepol da Barra

Cada Touro Senepol com qualidade Senepol da Barra passa ainda por uma PROVA ZOOTÉCNICA (que inclusive é um dos pilares do PMGS), feita para que possamos gerar um índice, que classifica os animais de acordo com as diretrizes que nós queremos no nosso melhoramento.

Toda a estrutura do nosso Centro de Avaliação e Performance foi pensada para abrigar essas provas de performance e desempenho dos animais do criatório, machos e fêmeas, num esforço adicional à todas as demais avaliações obrigatórias que já são conduzidas nos animais da Barra.

Neste momento, inclusive, já estão no Centro os Touros Senepol que chegarão ao mercado no próximo Leilão de Touros, e estão sendo avaliados em características como:

  • Ganho Médio Diário de Peso
  • AOL
  • Marmoreio
  • Espessura de gordura
  • Precocidade sexual
  • Conformação Frigorífica
  • Fenótipo

Ao final, os dados todos são compilados e a gente consegue ranquear os campeões de prova, Elite, Superior, enfim, os animais que no seu conjunto possuem harmonia e são de fato superiores para agregar valor genético em qualquer rebanho do país, seja ele de produção PO ou pecuária de corte.

E são apenas animais com estas características mensuradas que chegam ao mercado. Os que não atendem nosso padrão de qualidade, são descartados.

Tanta avaliação assim é mesmo necessário?

Um animal para melhoramento genético precisa ser extremamente qualificado para agregar valor no rebanho do pecuarista.

E aqui no Senepol da Barra nós trabalhamos apenas com produtores que desejam ter de fato o seu rebanho melhorado pelo nosso Touro. Eles fazem questão de sentir a diferença após colocar nosso Touro para trabalhar. E quem quer isso, precisa ter esta preocupação constante com avaliações e métricas na hora de comprar Touro.

Então, para quem procura qualidade, é SIM fundamental exigir toda esta preocupação com avaliação e mensuração de cada Touro por parte do criatório que vende o produto.

E tem mais: mensurações por empresas terceirizadas

Não poderíamos deixar de mencionar nossos parceiros adicionais, que nos ajudam dia a dia com ainda mais inteligência e know-how.

Para completar a mensuração e parametrização dos nossos animais, contamos ainda com apoio de empresas terceirizadas, as maiores do mundo no setor de inteligência tecnológica para avaliações bovinas, tudo para garantir a precisão das métricas que são geradas no nosso Centro de Avaliação e Performance.

+ LEIA MAIS: 10 motivos para investir no meio-sangue Senepol

O mercado percebe qualidade e os Leilões de Touros Senepol da Barra 2019 e 2020 são provas disso

Tanta preocupação com qualidade genética, mensuração e pressão de seleção de fato faz o mercado perceber o valor.

Não é a toa que o nosso Leilão de Touros em 2019 bateu quase R$17.000,00 de média por animal, valor muito acima da média nacional dos leilões de Touro Senepol (R$11.120,00 foi a média nacional, frente a quase R$17.000,00 no Leilão de Touros Senepol da Barra). Enquanto o Leilão de Touros Senepol da Barra de 2020 superou o do ano anterior, batendo R$21.800,00 de média por animal.

E isso acontece pois o mercado passa a reconhecer a diferença ao colocar nosso Touro para trabalhar e perceber melhores resultados na sua produção. É “ganha ganha”. Nosso cliente sabe que vai ter com o nosso Touro um resultado muito acima da média.

E é isso que o Senepol da Barra busca no nosso trabalho. Fizemos da avaliação a nossa principal ferramenta para evolução genética, identificando características econômicas que são fundamentais para a maior produtividade e maior lucratividade de quem compra nossa genética.

+ LEIA MAIS: Saiba tudo sobre o Senepol, uma das raças bovinas que mais cresce no gado brasileiro

Se quiser saber mais, conte com o Senepol da Barra

Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais detalhes sobre nosso criatório, saiba que estamos sempre a disposição para ajudá-lo.

É só falar conosco preenchendo o formulário abaixo neste artigo.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Como podemos te ajudar?