História da raça Senepol

A base da raça Senepol vem dos anos 1800 quando bovinos da raça N’Dama foram importados do Senegal, oeste da África, para as Ilhas Virgens, no Caribe. Era uma raça resistente ao calor, insetos, parasitas e doenças, e o mais importante, era hábil para sobreviver em regiões pobres de pastagens. Os criadores no Caribe eram da família Neltropp.

Foi um herdeiro dessa família que em 1918 decidiu introduzir a genética Red Poll no rebanho ainda puro do N’Dama. O objetivo foi conferir aos animais habilidades maternas e fertilidade, além de dar caráter mocho a eles. Essa mescla resultou nas bases do Senepol nome registrado em 1954, que é a junção de Senegal com Red Poll.

Em 1977 os primeiros animais da raça Senepol chegaram aos Estados Unidos. Hoje ela é encontrada em diversos países do mundo.

+ LEIA MAIS: Comprador do Pará visita stand do Senepol da Barra na Agrishow

Somente no ano 2000 o Senepol chegou ao Brasil, animais importados dos EUA e Ilhas Virgens, com a melhor genética da raça e as melhores fêmeas. A qualidade dessa importação e o trabalho dos selecionadores brasileiros foram decisivos para que o Brasil se tornasse um celeiro da genética mundial da raça.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Como podemos te ajudar?