Carne Senepol – Cortes da raça Senepol chegam à mesa dos brasileiros

carne senepol de qualidadeA raça que vem conquistando os produtores agora também vai conquistar a mesa dos brasileiros. Finalmente a carne da raça taurina que mais cresce no Brasil chegará diretamente ao consumidor. Os primeiros cortes Premium da raça Senepol já são comercializados após passarem por um rigoroso sistema de validação.

O resultado é uma carne gourmet com qualidade e excelência típica das raças taurinas, capaz de agradar os mais exigentes consumidores do bom e velho churrasco.

O projeto-piloto testado e validado foi encabeçado pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol). Agora, a expectativa é que cada vez mais marcas de carne Senepol recebam o selo SQA – Senepol Quality Assurance.

Para receber o selo, a carne precisa ter sido produzida com base no protocolo do PMGS (Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol), que integra a plataforma da CNA Agri Trace Rastreabilidade Animal.

Entre os itens avaliados, estão a classificação fenotípica (grau de sangue da raça, pelagem, tipo de animal, maturidade, tipificação de carcaça), o programa nutricional e o programa sanitário. As carcaças devem ter grau de acabamento mínimo de gordura mediana e o peso mínimo aceito das carcaças quentes é de 13@ para fêmeas e 16@ para machos castrados. O Senepol da Barra participa do PMGS.

Carne Senepol é qualidade

Com tamanha qualidade na produção e na certificação, é claro que os produtores da raça Senepol serão valorizados. A ABCB vem firmando acordo com frigoríficos de diversas regiões do Brasil para o pagamento de bônus de até 10% para os produtores que possuírem o selo SQA.

A expectativa da ABCB é que, à medida que mais supermercados, açougues, boutiques e restaurantes ofereçam a carne Senepol, a demanda pelo produto com selo SQA aumentará e isso terá um reflexo muito positivo para os produtores que fazem parte do PMGS.

O cenário vai ao encontro do que já se vê quando o Touro Senepol é inserido para o melhoramento genético. Uma pesquisa realizada com mais de 300 pecuaristas do Brasil aponta que mais de dois terços dos produtores que trabalham com meio-sangue Senepol recebem bonificação dos frigoríficos. Em média, a maior valorização em comparação com outras raças é na venda de novilhas (23%), seguida por boi magro (18%) e bezerro (17%).

Os dados ainda apontam que 73,2% dos pecuaristas relatam conseguir ágio sobre o valor recebido na comercialização dos seus animais (pagamento espontâneo realizado pelo mercado, sem incentivo nenhum).

Melhoramento genético

carne senepol

O Senepol é apontado como o presente e futuro da pecuária de corte por causa dos benefícios do cruzamento industrial para aumentar a eficiência do rebanho em países de clima quente. Quando um touro Senepol é introduzido para o melhoramento do rebanho, os ganhos são evidentes, já que existe 100% de heterose a pasto.

Os animais Meio-Sangue Senepol possuem características pensadas para esta finalidade: produzir mais carne de qualidade em menos tempo. É este o principal motivo do crescimento tão grande da sua utilização nas fazendas nacionais.

+ LEIA MAIS: Touro Senepol é caminho para melhoramento genético do rebanho

A carne tem a típica qualidade de excelência dos taurinos, como o Angus, sem, no entanto, apresentar pelagem abundante, o que impossibilitaria sua criação em países de clima tropical, como o Brasil.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Como podemos te ajudar?