No dia 12 de setembro, o produtor terá uma oportunidade única de garantir o melhoramento genético de seu rebanho com um lote exclusivo de touros Senepol, todos com genética 100% avaliada. É o Leilão de Touros Senepol da Barra e Convidados.
.
O Leilão será transmitido ao vivo pelo Canal Rural, a partir de 21h, com retransmissão pela Remate Web, e terá como leiloeira a Programa Leilões, além da assessoria da S+.

Serão Touros PO da raça Senepol, a raça bovina que mais cresce no Brasil.

VAMOS ENTÃO SABER MAIS SOBRE COMO SERÁ O LEILÃO?

Os animais que serão oferecidos passaram por avaliadoras que são referência mundial no assunto: o Centro de Performance CRV Lagoa, a Embrapa Geneplus, a DGT Brasil e a ABCB Senepol (Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol, que comanda o PMGS - Programa oficial de Melhoramento Genético da Raça Senepol em nosso país).

+ LEIA MAIS: Touro Senepol é o caminho para melhoramento genético do rebanho

Todos os touros estarão com as suas informações parametrizadas, como prova do compromisso Senepol da Barra em ofertar apenas animais de fato melhoradores ao mercado. De acordo com Rafael Telles, gestor do Senepol da Barra, as avaliações feitas por uma das maiores instituições, reconhecidas nacionalmente e internacionalmente, que é a Embrapa e CRV Lagoa, e as avaliações com uso de tecnologia para medir a eficiência alimentar, ganho de peso, precocidade sexual e outras características são essenciais para garantir qualidade ao comprador. Afinal, só assim é possível de fato saber O QUE você está comprando, sem ter que confiar em opiniões e sim se baseando em números objetivos.

Nas palavras de Rafael Telles:

“Com estas extensas avaliações, a gente consegue fornecer para o nosso cliente uma base sólida de dados para ele analisar números quantitativos e qualitativos de cada animal. E, da nossa parte, com estes mesmos números, podemos garantir, do modo mais objetivo possível, que neste Leilão estarão apenas animais que representam o que nós temos de melhor, animais que com certeza estão prontos para serem genética melhoradora em qualquer plantel do Brasil, seja para produção de carne ou para criação PO”.

CATÁLOGO VIRTUAL E SITE OFICIAL DO LEILÃO DE TOUROS SENEPOL DA BARRA E CONVIDADOS

O Senepol da Barra já disponibilizou um site exclusivo sobre o Leião, com catálogos e vídeos de todos os animais. Clique aqui para acessar.

A ESTRUTURA E A FORMA COMO ESTE LEILÃO DE TOUROS SENEPOL ESTÁ SENDO TRATADO TEM SIDO ELOGIADA PELA CRV LAGOA, PARCEIRA DO SENEPOL DA BARRA:

“O cliente pode escolher o seu reprodutor de acordo com o seu sistema de produção. Se o produtor quer produzir bezerro, ele pode escolher o touro que esse tem esse perfil. Se ele quiser animal de ciclo completo, ele escolhe os touros em torno das informações geradas nesta parceria Senepol da Barra e CRV Lagoa e garante o reprodutor que mais se adequa ao sistema de produção”, afirma o veterinário Cassiano Pelle, do Centro de Performance da CRV Lagoa.

IMPORTÂNCIA DAS AVALIAÇÕES VAI MUITO ALÉM DO LEILÃO: É CARACTERÍSTICA PRÓPRIA DO SENEPOL DA BARRA

De acordo com o gestor do Senepol da Barra, Rafael Telles, passar por todas as avaliações é um dos segredos para que os animais ofertados ao mercado sejam considerados, de fato, melhoradores. E este procedimento é regra em todas as gerações do criatório, ano a ano, desde sua fundação.

“Desde que os animais nascem, eles estão passando por uma avaliação muito grande. A Embrapa vai na fazenda, faz as avaliações e assim seleciona os melhores indivíduos, que são indicados para reprodutores, matrizes e doadoras. Após isso, fazemos todas as mensurações desses animais, como a prova de ganho de peso, que é um dos pilares do Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol e algo que o Senepol da Barra vê como essencial para poder de fato melhorar de geração em geração”, afirma Rafael Telles.

E continua:

"Fazemos a avaliação da precocidade sexual dos machos (olhando também circunferência escrotal) e também das fêmeas. Junto a ABCB Senepol fazemos toda a avaliação de tipo, todas características fenotípicas e também avaliação da conformação frigorífica desses animais. A gente vem tendo um melhoramento genético muito expressivo. O desempenho de cada geração está cada vez melhor e vamos trabalhar constantemente para isso: fornecer melhores animais para a pecuária nacional”.

+ LEIA MAIS: 10 motivos para investir no meio-sangue Senepol

Segundo a CRV Lagoa, tudo isso mostra que o Senepol da Barra tem um verdadeiro compromisso com o melhoramento genético, em sintonia com a melhora dos índices zootécnicos do país:

“O Senepol da Barra já participa da CP CRV Lagoa há muito tempo, inclusive fazendo touros campeões, que hoje fazem parte da bateria de sêmen à venda da CRV Lagoa. Isso comprova, mais uma vez, não só o compromisso com o melhoramento genético da raça Senepol, mas sim com os índices zootécnicos do Brasil, já que esses touros vão trabalhar à campo e vão melhorar os índices do rebanho brasileiro.”

MAS AFINAL, QUANTO VALE UM TOURO SENEPOL NO REBANHO COMERCIAL?

Você já parou para pensar ou fazer as contas de quanto vale um touro igual aos ofertados pelo Senepol da Barra para o seu rebanho? Tem ideia de como isso pode influenciar na qualidade e rentabilidade de sua produção?

O impacto de um Touro melhorador em um rebanho comercial é de no mínimo 18 quilos em média por bezerro na desmama. Isso mesmo: 18 quilos. Tudo isso é comprovado em estudos feitos pela Embrapa, referência quando o assunto é pesquisa em busca do melhoramento genético.

Touro SenepolQuando falamos em raças taurinas no cruzamento industrial, como a raça Senepol, este número é ainda maior e, além disso, você ainda ganha um plus na comercialização do bezerro, já que o mercado paga um ágil maior no animal meio sangue taurino/zebuíno. Uma pesquisa realizada com mais de 300 pecuaristas do Brasil aponta que mais de dois terços dos produtores que trabalham com meio-sangue Senepol recebem bonificação dos frigoríficos. Em média, a maior valorização em comparação com outras raças é na venda de novilhas (23%), seguida por boi magro (18%) e bezerro (17%).

Isso significa que ao trocar seu touro por um animal taurino e melhorador, você terá maior rentabilidade e melhores resultados em seu rebanho, que irá para o abate mais rápido e ainda com mais qualidade no produto final.

O fruto de um cruzamento com o Touro Senepol é um animal meio-sangue Senepol, que melhora a vida do pecuarista desde novo. Os bezerros nascem pequenos, com em média 35 kg, sem causar problemas de parto para a mãe. São animais com precocidade impressionante, ganhando peso rápido e alcançando desmama com em média uma @ mais pesado em comparação com outras raças.

Pela sua facilidade em ganhar peso, o meio-sangue Senepol atinge maturidade com agilidade, abatendo mais rápido que as demais raças. Os machos abatem em média 4 meses antes que as demais raças, enquanto as fêmeas abatem em média 5 meses antes que as demais raças. E além de tudo isso, estudos realizados nos EUA e Austrália apontam que o cruzamento com a raça Senepol diminui consideravelmente os índices de infestação de moscas e carrapatos do rebanho, por conta da pelagem zero, típica da raça.

Os Touros Senepol têm uma capacidade incrível para a reprodução e isso começa cedo. Os garrotes cobrem a partir dos 14 meses de idade e um Touro Senepol adulto cobre entre 50 e 60 vacas a campo, com índice de prenhez superior a 90%.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LEILÃO DE TOUROS SENEPOL DA BARRA:

- Rafael Telles
- 16 99747-0574
- Ou, se preferir, clique aqui e mande sua dúvida para gente que responderemos em breve.