
O resultado é uma carne gourmet com qualidade e excelência típica das raças taurinas, capaz de agradar os mais exigentes consumidores do bom e velho churrasco.
O projeto-piloto testado e validado foi encabeçado pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol). Agora, a expectativa é que cada vez mais marcas de carne Senepol recebam o selo SQA – Senepol Quality Assurance.
Para receber o selo, a carne precisa ter sido produzida com base no protocolo do PMGS (Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol), que integra a plataforma da CNA Agri Trace Rastreabilidade Animal.
Entre os itens avaliados, estão a classificação fenotípica (grau de sangue da raça, pelagem, tipo de animal, maturidade, tipificação de carcaça), o programa nutricional e o programa sanitário. As carcaças devem ter grau de acabamento mínimo de gordura mediana e o peso mínimo aceito das carcaças quentes é de 13@ para fêmeas e 16@ para machos castrados. O Senepol da Barra participa do PMGS.
Carne Senepol é qualidade
Com tamanha qualidade na produção e na certificação, é claro que os produtores da raça Senepol serão valorizados. A ABCB vem firmando acordo com frigoríficos de diversas regiões do Brasil para o pagamento de bônus de até 10% para os produtores que possuírem o selo SQA.
A expectativa da ABCB é que, à medida que mais supermercados, açougues, boutiques e restaurantes ofereçam a carne Senepol, a demanda pelo produto com selo SQA aumentará e isso terá um reflexo muito positivo para os produtores que fazem parte do PMGS.
O cenário vai ao encontro do que já se vê quando o Touro Senepol é inserido para o melhoramento genético. Uma pesquisa realizada com mais de 300 pecuaristas do Brasil aponta que mais de dois terços dos produtores que trabalham com meio-sangue Senepol recebem bonificação dos frigoríficos. Em média, a maior valorização em comparação com outras raças é na venda de novilhas (23%), seguida por boi magro (18%) e bezerro (17%).
Os dados ainda apontam que 73,2% dos pecuaristas relatam conseguir ágio sobre o valor recebido na comercialização dos seus animais (pagamento espontâneo realizado pelo mercado, sem incentivo nenhum).
Melhoramento genético
O Senepol é apontado como o presente e futuro da pecuária de corte por causa dos benefícios do cruzamento industrial para aumentar a eficiência do rebanho em países de clima quente. Quando um touro Senepol é introduzido para o melhoramento do rebanho, os ganhos são evidentes, já que existe 100% de heterose a pasto.
Os animais Meio-Sangue Senepol possuem características pensadas para esta finalidade: produzir mais carne de qualidade em menos tempo. É este o principal motivo do crescimento tão grande da sua utilização nas fazendas nacionais.
+ LEIA MAIS: Touro Senepol é caminho para melhoramento genético do rebanho
A carne tem a típica qualidade de excelência dos taurinos, como o Angus, sem, no entanto, apresentar pelagem abundante, o que impossibilitaria sua criação em países de clima tropical, como o Brasil.
