Melhoramento genético bovino cresce em 2019 e genética bovina da barra é destaque em empresas de sêmen bovino

O melhoramento genético bovino está em pleno crescimento no Brasil e o mercado das empresas de sêmen bovino representa uma grande prova deste fato. O pecuarista brasileiro está buscando agregar valor na genética bovina do seu rebanho e, como resultado, de janeiro a setembro de 2019, a comercialização de sêmen bovino cresceu 17,5% frente a 2018. Um número verdadeiramente impressionante.

A comercialização de sêmen no Brasil em 2019 já soma 12,8 milhões de doses. Um dos motivos apontados para este enorme crescimento é a busca pelo pecuarista de corte por animais aptos a realizar melhoramento genético bovino no rebanho, o que invariavelmente aumenta a procura por sêmen de touro melhorador em empresas de sêmen bovino!

Este é um dos motivos que justifica a grande temporada de venda de sêmen bovino que estamos vendo em 2019 até agora. E, nesta mesma linha, os touros de genética bovina da Barra estão se destacando cada vez mais nas centrais de sêmen bovino!

Entenda porque o mercado de genética bovina cresce tanto no Brasil

Amelhora da genética bovina do rebanho de corte nacional com o cruzamento industrial, como o cruzamento genético entre touro Senepol e vaca Nelore, vem conquistando cada vez mais mercado. A maior exigência do consumidor brasileiro por carne de qualidade tem feito o pecuarista procurar touros avaliados em programas de melhoramento genético oficiais, que garantem padrão de qualidade e transparência para quem busca de fato qualidade no produto adquirido.

Touro melhorador é o segredo para o melhoramento genético bovino

Touro MelhoradorAo introduzir um touro de qualidade genética comprovada no rebanho, a genética bovina da progênie é impactada consideravelmente. Enquanto uma vaca deixa 8 bezerros em sua vida útil, um touro deixa 50, 100, 200 bezerros! Por conta de números como este, o pesquisador da Embrapa, Antônio do Nascimento Ferreira Rosa, afirma que 84 a 88% do melhoramento genético bovino que você pode fazer na genética bovina do seu plantel é representado pelo Touro que cobre a sua vacada.

Apesar desta importância comprovada, o melhoramento genético bovino brasileiro carece de touro melhorador nos nossos pastos. Hoje, em nosso país, são mais de sessenta milhões de vacas que precisam de touro, o que representa uma grande dificuldade a ser vencida para a melhora da genética bovina do nosso rebanho.

Com o mercado cada vez mais informado sobre o ganho de rentabilidade de se produzir carne com mais qualidade em menor tempo e uma demanda tão volumosa como esta que vimos acima, os produtores de carne estão indo com vontade às compras de sêmen com genética bovina comprovada. Raças de corte, como Senepol, Nelore e Angus tiveram 7,9 milhões de doses vendidas de janeiro a setembro de 2019, um aumento de 23,6% em relação a 2018.

Genética bovina da raça Senepol vira protagonista no mercado de melhoramento genético

O ano de 2018 consolidou a genética bovina da raça Senepol como tendência em alta no mercado de melhoramento genético brasileiro. Segundo a DBO, a raça foi uma das que mais faturou nos leilões, somando um total de R$29,2 milhões de reais e ficando atrás apenas da raça Nelore.

Com um total de 0,05% do rebanho bovino no Brasil, é impressionante a raça Senepol ser a segunda colocada em termos de faturamento anual em leilões de genética bovina, especialmente levando em conta que a primeira colocada, a raça Nelore, concentra mais de 80% do rebanho bovino nacional.

Leilões de genética bovina Senepol da Barra comprovam destaque nacional da raça Senepol

Os dois leilões de genética bovina realizados pelo Senepol da Barra em 2019 realmente mostram que a raça Senepol é posição de destaque no melhoramento genético bovino brasileiro.

O Leilão de Touros Senepol da Barra fechou com um dos recordes históricos da raça Senepol, alcançando média por lote acima de R$16.000,00 por touro. E o Leilão Elite Senepol da Barra teve pelo segundo ano seguido faturamento milionário, com 100% de liquidez. Ambos foram transmitidos ao vivo pelo Canal Rural.

Touros de genética bovina Senepol da Barra ganham destaque em empresas de sêmen bovino

Já são oito touros com afixo Barra em empresas de sêmen bovino no Brasil. Hoje, a genética Senepol da Barra está a disposição do mercado nas maiores centrais de genética bovina do mundo.

+ LEIA MAIS: 10 motivos para investir no meio-sangue Senepol

Somente em 2019, foram cinco touros de genética bovina Senepol da Barra contratados por centrais de sêmen bovino, entre elas Alta Genetics, ABS Pecplan, CRV Lagoa, Semex e S+, marcas que são verdadeiras potências mundiais quando o assunto é genética bovina e comercialização de sêmen para melhoramento genético bovino.

Conheça os touros de genética Senepol da Barra em empresas de sêmen bovino

Confira abaixo a lista dos oito touros senepol de genética Senepol da Barra a disposição do mercado nas maiores centrais de sêmen bovino do mundo:

1.       Touro Senepol – Maxxum da Barra – CRV Lagoa;

2.       Touro Senepol – Czar da Barra – S+;

3.       Touro Senepol – Hummer da Barra – ABS Pecplan;

4.       Touro Senepol – Caicó da Barra – CRV Lagoa;

5.       Touro Senepol – El Islero da Barra – ABS Pecplan;

6.       Touro Senepol – Roque da Barra – Alta Genetics;

7.       Touro Senepol – Yanki da Barra – S+;

8.       Touro Senepol – Brumado da Barra – Semex.

Genética bovina do Touro Senepol realiza melhoramento genético do rebanho de corte

Genética Bovina do Touro SenepolO Touro Senepol cobre a pasto com altíssima eficiência e totalmente adaptado ao clima brasileiro. Por ser de raça 100% taurina, o cruzamento industrial com raças zebuínas gera 100% de heterose, aumentando o ganho genético da progênie.

O resultado?

Um animal meio-sangue Senepol, que, segundo a Scot Consultoria, tem como características o baixo peso ao nascimento (em média 35kg, diminuindo problemas de parto), rápido ganho de peso (desmama com em média uma @ a mais que outras raças), precocidade (em média, os machos abatem 4 meses antes que outras raças e as fêmeas 5 meses antes), acabamento de carcaça, docilidade, e qualidade de carne excelente (típica das raças taurinas).

O melhoramento genético bovino realizado pela raça Senepol é proposital

A genética bovina da raça Senepol foi pensada nos mínimos detalhes para aumentar a capacidade produtiva de rebanhos de corte. Produzir mais carne, com alta qualidade e no menor tempo possível: era isso que os produtores que fizeram surgir a genética bovina Senepol tinham em mente quando realizaram este grande favor para todos nós, pecuaristas!

+ LEIA MAIS: Resultados expressivos marcam parceria entre Senepol da Barra e ABS

A raça teve origem nos anos 1800, com a junção da genética da raça N’dama com a raça Red Pool. A raça Senepol ficou com o melhor das duas: a resistência ao calor, insetos, parasitas e doenças do N’Dama, com a precocidade, rapidez de ganho de peso e qualidade impecável de carne da Red Pool.

Qualquer produtor de carne brasileiro que busca melhoramento genético bovino e agregação de valor no rebanho de corte precisa conhecer a genética bovina Senepol. Esta raça é comprovadamente revolucionária para a rentabilidade e produtividade de carne e já são vários os cases reais de sucesso do Touro Senepol de genética Senepol da Barra no mercadobrasileiro.

Fazenda Barra do Bom Jesus

Facebook
Twitter
LinkedIn

Como podemos te ajudar?